ESGBPTARDEFRRUCNHI

Taxonomia.Suculentas.com

No se puede entender a las suculentas sin su clasificación botánica.

Umbilicus
DC. 1801

Etimologia: Em forma de umbigo devido ao formato de suas folhas.
Procedência: Zona mediterrânea e Ásia Ocidental.

Caracteriza-se por folhas carnudas e arredondadas, com uma depressão central que lembra uma cavidade. Estas folhas dispõem-se em rosetas basais capazes de armazenar água, permitindo à planta suportar períodos secos em habitats rochosos. Apresenta hastes florais delgadas com inflorescências pendulares de pequenas flores. Cresce em fendas, muros e penhascos húmidos. Durante o verão pode reduzir-se a uma raiz tuberosa escondida na rocha. Possui uma notável capacidade de colonizar construções e superfícies verticais.
SuculentasCrassulaceae UmbilicusDC.  1801
Foto:Jleon 2008-05-24 Fotografia tirada no Cerro del Ferro (Sevilha) numa parede rochosa. Observa-se um engrossamento do caule, possivelmente devido à impossibilidade de encontrar espaço para uma raiz tuberosa dentro da dura rocha onde se encontra.

Principais Táxons
umbilicus-gaditanus-boiss

Umbilicus gaditanus (Boiss)

Planta rupícola de fácil ocorrência em muros, falésias e fendas húmidas em todo o Mediterrâneo ocidental. Apresenta rosetas basais de folhas carnudas, arredondadas, frequentemente com uma depressão central que lembra uma umbilicação. Os caules florais são delgados e erectos, sustentando inflorescências pendulares com pequenas flores. Durante os meses secos pode reduzir-se a uma raiz tuberosa oculta no interior das rochas. Difere da sua espécie irmã U. rupestris por apresentar linhas mais arredondadas e umbilicação menos marcada.
Etimologia: Em referência à província de Cádiz, de onde é natural.
Procedência: Sul da Península Ibérica, Macaronésia e norte de Marrocos.

umbilicus-rupestris-salisb-dandy--rib-1948

Umbilicus rupestris ((Salisb) Dandy & Rib 1948)

Planta rupícola de fácil ocorrência em muros, falésias e fendas húmidas em todo o Mediterrâneo ocidental. Apresenta rosetas basais de folhas carnudas, arredondadas, frequentemente com uma depressão central que lembra uma umbilicação. Os caules florais são finos e erectos, sustentando inflorescências pendulares com pequenas flores. Durante os meses secos pode reduzir-se a uma raiz tuberosa oculta no interior das rochas. Difere da sua espécie irmã U. gaditanus por ter folhas mais angulosas e umbilicação mais marcada.
Etimologia: Que vive nas rochas.
Procedência: Europa Ocidental e região mediterrânea.

Outros Táxons
Umbilicus heylandianus (Webb & Berthel)
Inicio